Arroz de Tamboril

(2 pessoas)
Arroz de Tamboril

1 Posta de tamboril;
6 Camarões ou gambas (descascadas e congeladas);
2 Chávenas de café de arroz;
8 Chávenas de café de água;
1 Dente de alho picado;
1 Colher de sopa de cebola bem picada;
2 Colheres de sopa de azeite;
1 Folha de louro;
6 Pés de tomilho fresco, de preferência tomilho-limão, sem os caules;
1 Tomate grande, bem maduro e sem pele;
2 Colheres de sopa de vinho do Porto;
sal e pimenta ou piri-piri q. b.

Num tacho colocar a cebola, o azeite, o alho e o louro e deixar a cebola alourar em lume médio. Em seguida colocar o tomate, cortado aos bocados e o vinho do Porto. Mexer volta e meia e, quando o tomate estiver desfeito, colocar a posta de tamboril, o tomilho, uma pitada de sal e pimenta ou piri-piri, tapar, baixar o lume, e deixar cerca de 10 minutos.
Retirar a posta de tamboril para um prato (para arrefecer e desfiar) e o louro para o lixo. Depois do tamboril desfiado fica, junto com o camarão (que se retirou quando se começou a cozinhar para ir descongelando), a aguardar o momento de entrar no tacho que será um pouco antes de o arroz estar cozido.
Acrescentar 8 chávenas de água ao líquido que está no tacho, aumentar o lume, e deixar ferver cerca de 3 minutos. Rever os temperos, acrescentar as duas chávenas de arroz, deixar levantar fervura, mexer bem para que o arroz se solte e baixar a temperatura para o mínimo possível. Coze, sem levantar a tampa, cerca de 15 minutos. Ao fim deste tempo, acrescenta-se o tamboril e o camarão, mexe-se bem, aumenta-se um bocadinho a temperatura do lume e deixa-se ficar, depois de levantar fervura, cerca de 3 minutos.

Bom proveito!




Comentários