Bacalhau à Zé do Pipo (em quarentena)

(para 2 pessoas)

1 Posta de bacalhau grande e alta cortada a meio;
Maionese;
3 Batatas médias;
3 Colheres de sopa de manteiga;
3 Dentes de alho;
Sal, piri-piri e noz moscada ralados na hora;

Num tacho colocar água (até cobrir a posta de bacalhau) e deixar levantar fervura. Quando começar a ferver meter a posta de bacalhau (5''), virá-la (5''), retirar e deixar arrefecer. Nessa água, meter as batatas cortadas aos bocados, temperar de sal e deixar cozer bem.
Entretanto, no fundo de uma assadeira colocar uma colher de sopa de azeite e os dentes de alho bem picados. Deixar ficar. Entretanto o bacalhau já arrefeceu e já se pode colocá-lo na assadeira. As batatas também já devem estar a desfazer-se. Escorrê-las e, no fundo do tacho onde se cozeram, colocar as 3 colheres de sopa de manteiga e deixar derreter.
As batatas cozidas colocam-se num recipiente alto e, com a batedeira, desfazê-las bem. Mistura-se esta pasta de batata no tacho que contém a manteiga. Mexer bem, verificar se está com a textura certa e, caso não esteja, acrescentar pouquinho a pouquinho leite até ficar na textura correcta (não esquecer que deverá, neste caso, ficar um pouco grosso). Rectificar os temperos e acrescentar a noz moscada ralada na hora e mexer bem.
Entretanto já tinha ralado piri-piri para a maionese.
Cobrir a posta de bacalhau com a maionese e à volta da posta colocar o puré (eu coloco o puré dentro dum saco para congelados e corto-lhe uma das pontas). Vai ao forno, pré-aquecido a 200ºC, cerca de 30'.





Comentários