Arroz de costelas de porco com curcuma

(3 pessoas)

1 ripa de costelas de porco com 10 ossos (+/-);
1 copo de vinho maduro branco;
3 chávenas de café de arroz do Mondego ou carolino normal;
9 chávenas e meia de café de água;
1 e 1/2 colher de sopa de azeite
1 cebola pequena picada;
1 dente de alho;
1 pé de salsa picado;
sal e piri-piri q.b.;
1 folha de louro;
1 colher de café mal medida de curcuma (açafrão da índia);

Picar a cebola para um tacho, acrescentar o azeite, o louro, o alho e deixar a cebola alourar. Retirar o louro, acrescentar o vinho, a curcuma, a salsa e deixar ferver cerca de 10'. Acrescentar as costelas, temperar de sal e piri-piri, (para os amantes de picante) reduzir a temperatura para o mínino, tapar e deixo ficar cerca de 30/45 minutos (até a carne começar a separar-se dos ossos). Retirar as costelas para irem arrefecendo, medir o líquido que existe e acrescentar água até perfazer as 9 chávenas e meia. Desfiar as costelas retirando todos os ossos (aquele truque para render mais e não ficarmos com ossos no prato), colocar a carne no tacho e finalmente acrescentar o arroz. Deixar levantar fervura, mexer bem para descolar os grão que ficam agarrados ao fundo do tacho, rever os temperos, reduzir para o mínimo, e deixar cozer cerca de 15'.


Notas: 1) uma medida de água para uma medida de arroz, em fogão eléctrico. Mal levanta fervura, desligar e deixo ficar sem NUNCA lhe levantar o testo. Eu coloco um pouco mais de água porque o meu fogão é de placa vitrocerâmica a gás, daí, quando o desligo, o disco arrefece totalmente. Tenho, portanto, necessidade de o deixar no mínimo possível acrescentando-lhe um bocadinho mais de água do que se fosse eléctrico.
2) 
O arroz do carolino, do Mondego ou não, rende um bocadinho menos mesmo sendo molhado. 1 chávena é a medida certa para 1 pessoa que coma normalmente. Para quem coma um pouco mais é melhor colocar 1 chávena e meia triplicando a quantidade de água.





Comentários