Arroz de Sarrabulho à minha moda

(6 pessoas)

1 tira com 6 costelas de porco;
1/2 chispe;
250 grs de entremeada;
80 grs de bacon fumado;
1/2 chouriço de sangue;
100 grs de sangue porco cozido;
150 ml de vinagre;
1 copo de vinho maduro tinto;
1 ramo de salsa;
1 folha de louro;
4 dentes de alho;
6 cabeças de cravinho;
1 colher de café de noz moscada (moída na hora de preferência);
1 colher de sobremesa de cominhos em pó;
1 cebola média;
3 colheres de sopa de azeite;
Sal q.b.;
Pimenta ou piri-piri q.b.;
5 chávenas de café de arroz agulha;
15 chávenas de café da água de cozer as carnes;

Colocar a cozer, na panela de pressão, as carnes, com um copo de vinho maduro tinto, o louro, o cravinho, a noz moscada, dois dentes de alho esmagados e metade da salsa, durante 10'. Abrir, retirar tudo menos o chispe e deixar a cozer, mais 10'. Retirar, deixar arrefecer e reservar o líquido depois de coado.
Nota: a minha medida de arroz é de 1 chávena de café por pessoa para acompanhamento. Este arroz é molhado, rende mais e por isso coloquei menos uma chávena de arroz.

Colocar o sangue e o vinagre num recipiente e ralar tudo com a varinha mágica.
Desfiar a carne e reservar.
Fazer um estrugido com a cebola muito picadinha, dois dentes de alho esmagados e um pouco de azeite. Quando a cebola estiver dourada, acrescentar uma colher de sopa do líquido de cozer as carnes, deixar levantar fervura, meter as carnes desfiadas e baixar a temperatura. Quando ferver acrescentar 15 chávenas de café da água de cozer as carnes e, quando ferver, temperar com o sal, a pimenta ou o piri-piri, os cominhos e meter 5 chávenas de café de arroz agulha (1 chávena de arroz para 3 de líquido) e mexer bem. Quando o arroz estiver quase cozido, meter o sangue ralado com o vinagre, mexer bem, deixar levantar fervura e rectificar os temperos. É neste momento que podem verificar se ainda sabe muito a sangue ou não (não ter medo do vinagre pois retira o sabor exagerado do sangue), rectificar de sal e cominhos.
Quando estiver pronto, cerca de 20' depois de terem colocado o arroz, servir de imediato (nunca no tacho porque o arroz continuará a cozer) salpicado com o resto da salsa picada e com um pouco de cominhos.




Nota: No Minho acompanha-se com rojões. A mim, chega-me assim.

Comentários