Pêras Bêbadas com especiarias

(8 pessoas)

10 pêras rocha pouco maduras;
1 garrafa e meia de bom vinho maduro tinto;
1/2 garrafa de vinho do Porto;
500 grs de açúcar;
1 colher de café de noz moscada moída na hora;
12 cabeças de cravinho;
5 bagos de cardamomo - só a semente interior;
1 pé de hortelã pimenta;
1 estrela de anis;
1 colher de sobremesa de vinagre balsâmico;

Num tacho, onde caibam as pêras de pé e sem grande folga, colocar todos os ingredientes menos as pêras. Deixar ferver cerca de 10 minutos e verificar os temperos. Atenção que vai saber muito a vinho! O importante é verificar se não estará doce demais porque adoçará ainda mais no tempo que falta ferver. No caso de achar muito doce, acrescentar mais vinagre balsâmico. Deixar ferver mais 20'. Retirar do lume e colocar as pêras (bem descascadas, com o pé mas sem o nó do fundo) que deverão ficar todas cobertas com o líquido e "de pé". Tapar o tacho e deixar, em lume médio, cerca de 2 horas (demoram mais tempo a embebedarem-se do que o perú de Natal mas vale a pena 😊). Destapar, volta e meia, verificar o tempero (podem a qualquer altura rectificar) e se continuam todas cobertas com o molho.
Quando estiverem bem moles, retirá-las com uma escumadeira
com muito cuidado, uma a uma, para a taça onde se vão servir e, de preferência, colocá-las de pé, evitando que venha qualquer molho.
O molho volta a ferver, em lume forte cerca de 30 minutos.

Deixar arrefecer o molho e despejar, para a taça onde se encontram as pêras, a quantidade que se desejar.

Fiz uma variante:
Quando olhei para a taça, já pronta a servir, 
 a cor pareceu-me demasiado uniforme. 




Então, fiz um crumble (2 colheres de sopa de farinha, 1 colher de sopa de açúcar e uma colher de sobremesa de manteiga. Amassei tudo e coloquei, numa folha de alumínio, no forno até tostar). Peguei numa laranja e raspei a casca que misturei com o clumble. Salpiquei as pêras com esta mistura.

Ficou bem bom 😋





Nota: sobrou alguma calda onde poderei cozer 4 pêras. Congelei-a.

Comentários