Esparguete com sobras de bife

De férias com quatro amigas e sendo o último jantar havia que aproveitar os restos. Tinha sobrado dum jantar anterior, um bife de vitela crú e outro bem envolvido em natas e cogumelos. Havia também esparguete fresco, um resto de bacon cortado aos cubos pequenos, majericão e fui "roubar" as fatias de mortadela curada que tinham sido guardadas para as sandes do dia seguinte.

350 grs de esparguete fresca;
Piri-piri q.b.;
1 bife crú;
1 bife já cozinhado com natas;
resto das natas com cogumelos;
sal q.b.;
bacon (cerca de 20 cubinhos);
10 rodelas de mortadela curada;

2 colher de sopa de azeite;
2 colheres de sopa de vinho maduro branco;
1 colher de chá de mostarda;
2 colheres de sopa (+/-, depende da quantidade de molho que se pretenda) de leite;
12 pés de manjericão;

Coloquei num tacho água, para cozer a esparguete, com o sal, o azeite, 6 pés de majericão inteiros e liguei em lume médio.
Enquanto esperava que a água fervesse coloquei o bacon e a mortadela numa frigideira anti-aderente quente e fui cortar, separadamente, os bifes em tiras finas. Quando o bacon estava tostado, reduzi a temperatura, acrescentei o bife crú e fui mexendo. Acrescentei piri-piri (a gosto) e finalmente o outro bife com as natas e os cogumelos. Mal levantou fervura acrescentei o vinho, a mostarda e o leite. Deixei ferver novamente um pouco, para evaporar o álcool, e revi os temperos. Acrescentei 6 pés de majericão previamente picados, envolvi e reservei.
O tacho que aguardava a esparguete já fervia e meti a esparguete que demorou cerca de 5 minutos a cozer.
No momento de escorrer os esparguete coloquei um pouco da água (2 colheres de sopa) de o cozer na frigideira onde estava a carne à espera, escorri a restante e despejei o conteúdo da frigideira no tacho com a esparguete envolvendo tudo muito bem.

Acompanhamos com salada de alface e tomate.

Comentários