Raviolis com molho de manteiga

(1 pessoa)

Tudo começou porque tinha uma posta de pescada e não me apetecia comê-la!

Então, mesmo não tendo máquina para fazer "pasta", decidi fazer raviolis à mão e não é tão complicado assim. Comecei a cozinhar às 19h30 e estava a jantar às 20h45!



Massa para "pasta" para 1 pessoa:
100 grs de farinha sem fermento
1 ovo
1 colher de sopa de azeite
1 colher de café de sal

Coloquei a farinha no balcão da cozinha, fiz-lhe um buraco no meio onde coloquei o ovo, o azeite e o sal. Com cuidado fui misturando tudo até ficar numa bola. Amassei-a bem à mão (estendendo e dobrando, estendendo e dobrando...) e deixei repousar enquanto fui fazer o recheio.


Para o recheio, como tinha a posta de pescada, fiz como se fosse para rechear rissóis cuja receita irei colocar aqui também.

Voltando à "pasta", como não tenho máquina, estendi-a bem com um rolo de cozinha até ficar com a grossura aproximada de 1 milímetro. Fui estendendo de ambos os lados para alargar e para que a pudesse sobrepor.
Se não tiverem rolo de cozinha podem utilizar uma garrafa.




Coloquei o recheio no meio, molhei um dedo em água e passei na massa à volta do recheio para a massa colar, dobrei, pressionei bem à volta e cortei com uma caneca (era o que tinha à mão).



Entretanto já tinha colocado um tacho com água e um pouco de sal a ferver. Quando levantou fervura coloquei os raviolis dentro e esperei 8'.
Neste tempo, coloquei uma frigideira ao lume com 2 colheres de sopa de manteiga e quando esta começou a ferver, deixei mais um pouco até ficar um pouco acastanhada. Acrescentei logo, antes de queimar, uma colher de sobremesa de azeite e temperei com sal e piri-piri. 
Escorri os ravolis e coloquei-os num prato de sopa, despejei o molho de manteiga por cima, piquei o cebolinho e salpiquei por cima também.

Comentários

  1. Uau! Fazer massa sem máquina não é para qualquer um(a)

    ResponderEliminar
  2. Foi bem menos complicado do que imaginei quando comecei. Para este tipo de coisas, como lasanha por ex., nem vale a pena ter a máquina. É menos um "trambolho" na cozinha :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário