Risotto de limão com salmão grelhado e fumado

(4 pessoas)

2 lombos de salmão fresco;
4 fatias de salmão fumado;
6 chávenas de café de arroz para arbóreo;
2 limões;
1 litro de água;
1 copo de vinho maduro branco;
1 cebola pequena;
1 colher de sopa de azeite;
1 chávena de chá de queijo parmesão ralado na hora;
12 alcaparras;
1 ramo de cebolinho;
sal q.b.;
tomilho q.b.;

Num recipiente colocar a água, a casca raspada dos dois limões, o sumo de um limão, temperar de sal e reservar.
Temperar os lombos do salmão com sal q.b., polvilhá-los com tomilho e regá-los com o sumo de meio limão.
Entretanto, picar o cebolinho e reservar. Picar, muito picadinha, a cebola para um tacho, acrescentar o azeite e deixar amaciar sem ficar castanha.
Colocar os lombos do salmão numa folha de alumínio e levar ao forno, pré-aquecido, colocar só a grelha a funcionar e deixá-los durante 8 a 10 minutos dependendo da altura dos lombos. Desligar e deixá-los no forno aberto.
No tacho onde se alourou a cebola, colocar o arroz e mexer bem para não agarrar. Quando já ficou bem envolvido no azeite, despejar o vinho, baixar o lume e deixar ferver até desaparecer todo o líquido. Sempre a mexer vai-se acrescentando, aos poucos, a água com as raspas do limão. Sem parar de mexer, volta a acrescentar-se mais água quando a anterior desapareceu... vai-se procedendo assim até se sentir que o arroz está cozido. Nessa altura, acrescenta-se o queijo e o sumo de meio limão. Caso necessário acrescenta-se um pouco mais de líquido e caso tenha acabado o inicial, colocar um pouco de água. Retificar o sal e, no fim, deve ficar cremoso.

Costumo servir o salmão numa travessa, salpicado de alcaparras e cebolinho com o salmão fumado à volta. O risotto vai à parte também salpicado com cebolinho.




Comentários