Arroz malandro de cangaço

(para 4 pessoas - depende do tamanho da carcaça)

Não faço ideia donde lhe veio o nome. Talvez por sermos nós os "cangaceiros" perante o bicho que já está morto e, grande parte, comido.
Era feito depois do Natal, em casa dos meus pais, com a carcaça do perú. Porque me deram um frango do campo grande e inteiro, resolvi fazê-lo com a carcaça do dito.

1 carcaça de frango (perú, pato...)
Água;
1 folha de louro;
Pimenta preta;
2 rodelas de um cupita de porco preto (não tinha chouriço);
3 chávenas e meia de café com arroz;
2 dentes de alho;
2 colheres de sopa de azeite;
1/2 cebola;
4 pés de salsa;
Sal q.b.;

Depois de arranjar o frango (retirar os peitos, pernas, asas, e toda a carne passível de ser usada) resta a carcaça que, se tivermos arranjado bem, parece nada ter.
Essa carcaça meto-a num tacho, coberta de água, uma folha de louro, 1 dente de alho, 2 pés de salsa, sal e pimenta preta moída na hora. Como esta carcaça estava crua e o frango era caseiro, demorou cerca de 2 horas a cozer. Não precisei de ficar ali, atenta... coloquei o relógio de cozinha manual e fui tratar doutras coisas. Se for uma carcaça já assada (tipo o perú do Natal), demora cerca de 1 hora.
Depois de arrefecida, desmancho-a, osso a osso retirando-lhe toda a carne e, depois de feito, verão que se retira bastante ainda. A água de a cozer guardei-a para mais tarde.
Num tacho, faço um estrugido normal, com o azeite, a cebola e alho bem picados, 1 pé de salsa e as rodelas da cupita cortadas as bocados. Quando a cebola começa a ficar loura, acrescento o arroz mexendo bem para se envolver na cebola, azeite e cupita. Depois, acrescento 15 chávenas de café da água de cozer a carcaça depois de coada (não há problema com o excesso de gordura porque fica quase toda agarrada ao recipiente onde se encontrava. Esta água, como a carcaça estava crua e com algum sangue, fica ligeiramente escura), mexo bem, depois de levantar fervura, baixo o lume para o mínimo e deixo cozer o arroz. Quando o arroz está quase cozido (cerca de 15'), acrescento a carne que retirei da carcaça, mexo bem e deixo acabar de cozer se preciso for. Sirvo com salsa picada por cima e acompanho com os legumes que me apetecer.







Comentários