Polvo à bordalesa

(para 3 pessoas)

É-me frequente encontrar polvos congelados de 1kg a 8,99€. É tão pequeno que fiz um arroz de polvo mas quando voltei a encontrá-lo fiquei a olhar para ele e achei que se o fizesse à bordalesa também seria bom (adoro polvo!).

1 polvo de 1kg;
1 folha média de louro;
1 dente de alho grande;
1 copo pequeno de vinho maduro branco;
1 colher de sopa de farinha de trigo sem fermento;
sumo de 1/2 limão;
sal e piri-piri q.b.;
6 colheres de sopa de azeite;
1/2 cebola;
3 pés de salsa ou coentros (prefiro coentros mas não tinha);
6 fatias de pão;
3 chávenas de café de arroz;
3 chávenas e meia de café de água;



Estufei o polvo, depois de bem lavado, sem o cozer previamente. Num tacho, coloquei a cebola e alho, bem picados, 2 pés de salsa, e 2 colheres de sopa de azeite. Quando a cebola estava a ficar alourada, retirei do lume, deixei arrefecer e retirei a folha de louro. Quando frio coloquei, novamente ao lume mas com o polvo, o sumo de limão e o vinho. Quando começou a ferver, baixei a temperatura para o mínimo e deixei cerca de 1h.
Retirei o polvo e numa tigela coloquei a colher de farinha e acrescentei um bocado, já morno, do molho de estufar o polvo e mexi bem. Despejei este preparado no molho todo sempre a mexer até cozer a farinha e, por fim, despejei o polvo cortado aos bocados.
Numa frigideira, coloquei o resto do azeite e, entretanto, tinha metido as fatias de pão pequenas na torradeira. Quando o azeite estava bem quente coloquei as fatias de pão a alourar e servi com arroz. Pão por baixo do polvo e molho e arroz ao lado. Salpiquei tudo com o pé de salsa cortado aos bocados que tinha sobrado.


Comentários