Coxa de Pato Confitado


Acho que ainda não vos falei no pato confitado à venda na Mercadona. Dispensava a publicidade a esta zona comercia, até porque não me pagam para isso, mas é o único sítio onde encontro as coxas individuais de pato confitado. Noutros lugares também se encontra mas em lata e o mínimo são 4 coxas. Ora, vivendo eu sozinha, uma lata é demais até porque é um prato forte e até repetir vão passar uns bons dias e, as restantes, têm que ficar na lata, no frigorífico, o que me ocupa muito espaço.

Super fácil de fazer:
Retira-se a maior parte da gordura (que aproveito para fazer o arroz) e vai ao forno pré-aquecido a 160ºC, só na grelha. Cerca de 5' depois retira-se o resto da gordura e deixa-se até a pele ficar crocante.
Entretanto com a gordura do pato, 1/4 de cebola, 1 dente de alho picadinhos e uma colher de café de curcuma, fiz um estrugido. Acrescentei uma chávena de café de arroz agulha, salteei-o bem e acrescentei igual quantidade de água. Mal levantou fervura, mexi bem, tapei e desliguei o disco (isto só é possível em fogão eléctrico. Caso seja placa a gás terá de levar um pouquinho mais de água e colocar a temperatura do disco no mínimo possível). O arroz demora cerca de 25' a cozer e o pato cerca de 20' a ficar tostado.
Acompanhei com ervilhas salteadas com presunto (receita neste blog)


Comentários