Cogumelo recheado com alheira e queijo da serra

Outro dia, num restaurantezinho em Braga que também tem tapas, comi uns cogumelos recheados com alheira e queijo da serra (amanteigado, vá lá, para ser mais correcta) que foi de "chorar por mais". Tentei que a cozinheira me desse a receita e, claro, disse ser um segredo da casa :)
Não me pareceu ser difícil chegar lá! Tentei e... consegui mas com alguns acrescentos.

Aqui vai para um cogumelo:

1 cogumelo Portobello, dos grandes,  por pessoa;
1 alheira (a quantidade de alheira depende da dos cogumelos que pretende fazer - por cada um precisa de uma colher de sopa, bem cheia, do recheio da alheira. uma alheira pequena dá para 3 cogumelos);
1/2 limão;
1 pé de salsa picado;
1 colher de sopa, mal cheia, ou meia fatia de queijo amanteigado (não aconselho que seja muito forte) por cogumelo;
sal e piri-piri q.b.;

Lavar bem os cogumelos, retirar-lhes os pés e reservá-los. Abrir uma alheira, misturar bem o recheio com a salsa picada e o pé do cogumelo também picado mas grosseiramente e colocar numa frigideira em lume brando mexendo sempre para não pegar (isto é só para que a alheira largue alguma gordura que tenha em excesso - como vai ao forno nem será preciso se a alheira tiver pouca gordura). Por cima da parte interior do cogumelo colocar umas pedras de sal, umas gotas de piri-piri (para os que gostam de picante) e espremer um pouco de limão por todo o interior, colocar 1 colher de sopa da mistura da alheira e finalmente a colher de sopa ou a 1/2 fatia do queijo. Vai ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20' e é servir como entrada, como prato principal com uma boa salada... como queiram :)



É muito bom, fácil e rápido!

Nota: no restaurante serviram-me como petisco por cima duma salada de rúcula, bem temperada, e tomate cherry (tomate-cereja). Eu resolvi fazer como prato principal e acrescentei-lhe o acompanhamento das ervilhas salteadas em manteiga com cogumelos e presunto (receita neste blog).



Comentários