Cabrito Assado (em quarentena)

A quantidade de cabrito depende do número de pessoas que o vão comer, claro, mas importante é saber que, no forno, demora a assar 1/2 hora por quilo.
Como estava sozinha, embora não ligue nada à Páscoa mas dou importância ao cabrito, resolvi fazer um bocado da zona das costelas e com "todos os matadores" :)




Cabrito com batatas assadas
Então vamos lá:
De antevéspera colocar, de um dia para o outro,o cabrito em água temperada com sal, piri-piri, se assim o desejarem, um limão cortado às rodelas, 1 folha de louro, 1 cebola também cortada às rodelas, dois dentes de alho esmagados e 2 pés de alecrim. Tapar e deixar num local frio ou mesmo no frigorífico. 

Quando se retirar da água, no dia seguinte, barrá-lo com uma massa feita com:
- 4 colheres de azeite;

- 1 colher de sobremesa de colorau;
- os alhos que estavam na água;
- 1 colher de café de grãos de pimenta preta;
- 1 colher de café de sal grosso;

Escrevi massa porque os ingredientes acima são amassados num almofariz até ficarem em pasta.
Depois de barrar o cabrito, coloca-se numa assadeira onde já se colocaram algumas rodelas da cebola que esteve na água, 4 colheres de azeite, novo pé de alecrim e volta ao frigorífico, tapado com película aderente, de um dia para o outro.

No dia, coloca-se a assadeira no forno, ligado a 200ºC, com a pele virada para baixo e deixa-se ficar durante 40'. Após este tempo, colocam-se as batatas cortadas em bocados, temperam-se com um pouco de sal por cima destas, vira-se o cabrito e volta ao forno mais 40'. Ao fim deste tempo, eleva-se a temperatura do forno para 250ºC, só a parte de cima, e deixa-se cerca de 10' (basicamente é para tostar bem a pele e as batatas).
Obs: este tempo foi para a tira de costelas que assei. Caso seja maior e com a perna é necessário dar uns golpes nas partes mais grossas antes de iniciar os temperos e o tempo de assadura aumenta.

Arroz de forno com miúdos
Lavei bem os miúdos e cortei-os aos bocados. Fiz um estrugido normal e acrescentei os miúdos, um ramo de salsa e 4 fios de açafrão. Baixei a temperatura e deixei ficar cerca de 30'. Acrescentei o dobro da água do que iria colocar de arroz e, mal levantou fervura, verti para um tacho de barro e coloquei no forno onde já estava o cabrito.

Como tinha uns grelos já cozidos, salteei-os em alho e azeite.

A primeira coisa que fiz foi um Pão-de-ló, tipo Ovar - molhado - com a ajuda das receitas da Vaqueiro - 
https://jasecomia.blogspot.com/2020/04/pao-de-lo-em-quarentena-receita-da.html

Comentários