Caril de Atum

(para 6 pessoas)
Os tempos que passo no Ermal trazem-me sempre novidades culinárias. Ora porque me dá a preguiça, ora porque há imensas sobras dos dias em que lá se reúne muita gente, ora porque tropeço em muita quantidade da mesma coisa na despensa. Desta vez foi atum! Latas e latas dele... não sendo uma grande apreciadora de atum em conserva, resolvi mascará-lo com caril e servi-lo com batata cozida.

6 latas de atum em azeite;
3 colheres de sopa de azeite;
2 dentes de alho bem picado;
Cebola e 1/2, grandes, bem picadas;
1 lata de leite de côco;
1 colher e 1/2 de sobremesa de caril;
4 pés de coentros picados;
1 colher de sobremesa de côco ralado;
10 batatas;
Sal q.b.

Começar por lavar bem as cascas das batatas, dar-lhes um golpe fundo e colocá-las a cozer com água e sal.
No wok colocar a cebola, alho e azeite até alourar bem. Entretanto, abrir as latas de atum, escorrer bem o azeite e despejá-las num recipiente onde se possa picar bem o atum. Depois de picado, misturá-lo no wok e envolver tudo muito bem. À parte, misturar o leite de côco com o caril, mexendo bem para não criar grumos, acrescentar o côco ralado e despejar no atum. Mexer tudo muito bem e deixar ferver durante 3'. Rever os temperos (sobretudo o sal dado que o caril já costuma ser picante). Neste momento, as batatas já devem estar cozidas e prontas a colocar num recipiente para ir à mesa. Ao atum acrescentam-se os coentros picados, dá-se-lhe uma mexidela e vai à mesa no wok.
Acompanhei com bróculos grelhados que estavam no forno com um fio de azeite e umas pedras de sal, enquanto fazia o atum.
Ficou bem bom :)


Comentários